Um dos meus blogs favoritos, A formiga de Langton, chama a atenção para um senhor que tomou uma atitude que não é digna sequer de um “bicho reles” (não me consigo sequer lembrar de nenhum animal que mereça esta comparação). Este senhor teve a infeliz ideia de fazer um comentário muito triste e inoportuno num blog cujo autor faleceu recentemente, como se pode ler no post de 17 de Setembro da formiga: “Inqualificável”.
Ainda por cima a história não acaba aqui. É que no blog pessoal deste senhor revela uma mentalidade daquelas que envergonham um país inteiro. Mas já lá vamos porque até chegarmos ao post vergonhoso e antes do dito comentário a coisa até tem piada.
O senhor em questão dá pelo nome de João Hugo Faria e tem um blog com o seu nome. O primeiro post data desta segunda-feira, dia 15.
Afirma que tem 15 anos de experiência na area de informática e estes são alguns excertos do seu blog que eu destaco.
“Um grande sistema é um grande sistema.” – Por acaso nunca tinha reparado nisso.
“Quando um recurso falha, é chamado ao meu gabinte e é penalizado ou por mim ou pela manager da equipa de Operações. É muito importante que o recurso perceba que errou e analisemos o que fazer com esse recurso, que pode levar até ao despedimento se for necessário.” – Já estou a imaginar a impressora no gabinete do senhor a ouvir um sermão do chefe e depois ser despedida.
“É nessa area que tenho know-how e sei fazer e bem. O que faço, faco-o bem.” – Porque é que me custa a acreditar nisto?
“Hoje utilizamos CD’s e DVD’s (ainda mais recente que o CD) (…)” – As coisas que um gajo aprende a ler este blog.
“Estes são discos opticos que funcionam por mecanismos de raios lazer, pelo que devemos ter cuidado e nunca olhar para o disco quando esta a gravar pois podemos danificar os olhos.” – Eu também não percebo a mania que as pessoas têm de andar a olhar para dentro da drive enquanto o CD ou DVD está a gravar.
“Os DVD’s são muito melhores que os CD’s. Gravam muito mais depressa, porque o CD so pode ter musica digital enquanto o DVD tem uma razpidez maior que equivale à da musica, mais às imagens que são muito maiores que a musica, logo é muito mais rápido.” – Podia repetir se faz favor?
“Devemos fazer 2 cópias de cada disco rigido (…) Se existir um tremor de terra, convém que a segunda cópia se encontre pelo menos a 5000 kilometros, como sugerem estudos vários. – Será que não é pouco? Se calhar é melhor mandar para outro planeta.
É aqui que acaba a piada. No último post deste blog o senhor afirma coisas como: “Um bom colaborador nota-se logo pela aparência. Por exemplo, se é preto, usa cabelo comprido, brinco na orelha, barba por fazer, veste-se de gangas ou cheira mal, então posso desde já afirmar que não serve.” E ainda tem a “lata” de afirmar “A questão do preto exige uma explicação. Eu não sou rascista. (…)”
O resto das alarvidades (que ainda são algumas) não as transcrevo porque já está demonstrada a imbecilidade de tal personagem.
Enquanto estudande de informática estou aliviado , embora também envergonhado pela classe, porque sei que com indivíduos destes no mercado de trabalho não devo ter dificuldade em arranjar emprego. Enquanto pessoa e português tenho pena que ainda existam pessoas com esta mentalidade e que tenham este tipo de atitudes. Resta-me a esperança que sejam cada vez menos.