Tenho seguido com algum interesse o programa da RTP N, “Liga dos Últimos”. O programa apresentado por Rui Baptista do Amor e Ócio mostra todas as semanas reportagens sobre clubes que disputam os campeonatos regionais e que ocupam os últimos lugares dos mesmos.
É interessante comparar as diferentes realidades das várias associações, entre si e com aquela que conheço melhor, a AF Aveiro. Distrito de Aveiro que penso nunca ter sido visitado pela reportagem da “Liga dos Últimos” (claro que posso estar redondamente enganado já que não terei visto todos os programas). Aliás, na época passada a A.R. Aguinense teria sido um bom clube para visitar como mostram as mais de 30 derrotas e mais de 100 golos sofridos. Felizmente que este ano já não é assim.
Penso, contudo, que seria interessante alargar o critério e mostrar também equipas dos distritais que têm algum sucesso. Não é só nos clubes do fundo da tabela que existe a carolice e aquelas personagens características (penso que todos os clubes têm, pelo menos, uma ou duas). Mas isso já é a linha editorial do programa que não me compete a mim discutir.