Não é para me armar em intelectual mas realmente o tamanho do universo (e se o terá ou não) sempre foi uma das questões que mais me intriga. Especialmente por não conseguir imaginar ou visualizar nenhuma das hipóteses que se apresentam.
Por um lado o universo pode ser infinito, mas como é o infinito? Como é que uma coisa pode não acabar? É daquelas coisas que faz doer a cabeça ao tentar imaginá-la, como se o nosso cérebro entrasse em overflow e crashasse. Por outro lado pode ser uma coisa finita. Nesta situação surge-me a seguinte dúvida: Como é que o universo acaba? Chegamos ao fim do universo e o que é que temos? Uma parede de tijolo ou um letreiro “No trespassing”? (parece-me obvio que estaria escrito em inglês) E depois desse fim? Haveria alguma coisa? Como é que é o “nada de nada”? Porque o “nada” já nós conhecemos e é o espaço exterior. Mas chega de perguntas que o meu cérebro já está sobre-aquecido.
Tudo isto porque investigadores franceses e norte-americanos publicaram um estudo em que dizem que o universo é finito e ainda por cima tem o formato de uma bola de futebol como se pode ler no cnn.com. Não sei como é que eles chegaram a essa conclusão mas acho que ainda falta muito tempo para realmente a compreendermos na totalidade.