De um ano passado em casa não há muito mais balanço a fazer do que as séries, filmes e música que vi e ouvi.
Música
O meu prémio de banda e álbum do ano vai para os Gaupa, banda sueca de rock psicadélico/stoner com o álbum Feberdröm.
Falando em outros álbuns lançados este ano, destaque para os excelentes Ultra Mono dos Idles, e Holy Moly! dos Blues Pills.
Contudo, a banda mais ouvida foi Savages (de que já falei aqui), com The Kills, Gaupa, Idles e The Last Internationale a completar o top 5 (segundo o Last.fm).
Podem ver a música que ouvi em 2020 no meu perfil do Last.fm ou ouvir a minha playlist Your Top Songs 2020 no Spotify.
Filmes
Há uns anos passou-me pela frente uma daquelas listas dos “não-sei-quantos” melhores filmes de todos os tempos, que decidi começar a ver. Depois adicionei também à minha watchlist os filmes no Top 250 do IMDb. Cheguei ao fim dessa lista durante este ano, e é ainda por causa dessa lista que alguns dos melhores filmes que vi são clássicos.
Estes são os três filmes a que atribuí um 9 (em 10). Não atribuí nenhum 10. Contando apenas os filmes que vi pela primeira vez em 2020.
Dos filmes a que atribuí um 8 destaco alguns: Portrait de la jeune fille en feu [2019] (a que, se calhar, devia ter dado um 9), Tenet [2020], The Social Dilemma [2020] (de que falei no meu post anterior), 1917 [2019], Knives Out [2019], Jojo Rabbit [2019] e The Lighthouse [2019]
Podem ver todos os filmes que vi em 2020 no meu perfil do Letterboxd.
Séries
Para mim a descoberta do ano tem que ser Taskmaster. Um programa inglês de humor onde, em cada temporada, 5 humoristas competem entre si, executando as várias “tarefas” definidas pelo Taskmaster. É genial!
É fácil de ver também, já que os episódios têm sido disponibilizados num canal de YouTube (oficial). Já lá estão os episódios da 1ª à 7ª temporada, da 10ª (que é a mais recente), e agora estão a ser disponibilizados os episódios da 8ª (tem sido colocado um episódio por semana, às quintas-feiras).
Em termos de séries de ficção não tenho muito a destacar. Também já não vejo tantas como costumava. Faz falta um site tipo Letterboxd dedicado a séries, para poder ir fazendo o registo durante o ano (provavelmente até já existe, eu é que não conheço).
Assim de repente, tenho gostado de Star Trek: Discovery, Star Trek: Picard também não foi mau. Better Call Saul manteve o nível elevado.
Actualização, um dia depois: Esqueci-me de uma de que até gostei bastante, Devs (mini-série).